Por:

A importância de defender os direitos

O livro "Vulva Revolução" inaugura a coleção blobloblo, que tem o intuito de organizar e publicar conteúdos relevantes que foram originalmente disponibilizados em blogs criados há mais de uma década. "Uma coleção assim nos auxilia na compreensão da cibercultura no nosso tempo, à medida que registra a motivação das blogueiras e dos blogueiros para tornar públicas informações, opiniões e ideias, assim como a escolha dos temas, a receptividade do público leitor e o impacto disso na vida pessoal de quem lê e de quem escreve", ressalta Lari Mundim, criadora da negalilu e idealizadora da coleção blobloblo.

Para Maíra, a publicação é de grande relevância para os tempos atuais. "Vivemos, ainda hoje, em uma sociedade machista, LGBTfóbica, racista, discriminatória de um modo geral. Pesquisas têm mostrado como o ódio anda cada vez mais organizado e, dessa forma, sendo até mesmo monetizado em redes sociais. Muitos são os perfis propagando ideias preconceituosas sobre comportamento e aparência de mulheres, por exemplo. Nesse cenário, torna-se fundamental um livro como o "Vulva Revolução", que compila, resgata e divulga parte do material produzido em um blog feminista que se tornou também um projeto mais amplo. Os textos refletem sobre questões contemporâneas de modo acessível, colocando em foco temas como padrão de beleza, divisão sexual do trabalho, violência sexual e psicológica e outros — questões que atravessam pessoas de diferentes grupos sociais", disse a autora.

Quando questionada sobre o que pode vir a seguir, Maíra se mostra bastante otimista em relação longividade do projeto. "Eu espero que esse livro evidencie não somente a importância dos dez anos do blog como, ainda, faça o público relembrar a importância da difusão de ideias que defendam os direitos das mulheres e de outras minorias. E espero também que seja um material que alcance novas fronteiras, para além de quem já acompanhava o projeto", finalizou.

Tour de lançamento

O livro será lançado em Brasília, hoje (20), no Barito, aconchegante ambiente LGBTQIA com drinks autorais. Em janeiro, será lançado dia 17, em São Paulo (SP), na Ria Livraria, que realiza encontros musicais e conta com apurada curadoria e acervo de edições raras. Em seguida, parte para o Rio de Janeiro (RJ), para lançamento dia 23 do mesmo mês, no pub Oscar Selvagem, um espaço acolhedor e inclusivo.