Uma operária da arte

Conheça a premiada carreira de 30 anos dedicados ao teatro de Ana Flávia Garcia

Por

Por Mayariane Castro

Ana Flávia Garcia, artista e pesquisadora das artes cênicas, tem se destacado na cena cultural do Brasil há mais de 30 anos. Com uma carreira marcada pela atuação em diferentes áreas das artes cênicas, ela se define como uma operária da arte com uma perspectiva decolonial. Aos 50 anos, Ana continua a se dedicar ao campo artístico e acadêmico, criando e promovendo um trabalho que busca intervir diretamente no tecido social.

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UNB), Ana Flávia iniciou sua trajetória artística em 1992. Desde então, ela tem contribuído para o cenário cultural local, com projetos que aliam arte, política e filosofia. Sua atuação se estende por diferentes áreas da produção cênica, incluindo direção, dramaturgia, atuação, cenografia, sonoplastia, figurino, produção e arte-educação.

A diversidade de sua prática artística reflete seu compromisso em pensar e criar arte a partir de uma perspectiva crítica e decolonial.

A artista destaca a importância de continuar a acompanhar os trânsitos estéticos e poéticos da cena local, sempre com uma postura crítica e atualizada. Ela defende que o teatro deve estar no "aqui e agora", atendendo às necessidades e desejos do público, e que as produções precisam continuar sendo apaixonantes e instigantes, como sempre foram.