Por Mayariane Castro
O Distrito Federal será sede do 4º Encontro dos Angoleiros do Sertão - Etapa DF, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. O evento, de caráter internacional, ocorrerá na Chácara Espaço do Cerrado, localizada no Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho, uma região que se destaca pela sua riqueza ecológica e turística. O encontro tem como principal objetivo celebrar a Capoeira Angola, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e reforçar seu papel como uma expressão de arte, resistência e transformação social.
Organizado pela Casa de Cultura Telar, em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o evento integra a Rota Turística Viva Lago Oeste, uma iniciativa que promove o turismo sustentável e comunitário. Este evento é uma oportunidade para a valorização da diversidade cultural do cerrado, além de contribuir com o fortalecimento da economia local.
Durante os quatro dias, o público poderá participar de uma programação diversificada, composta por oficinas, rodas de conversa, seminários e apresentações culturais. Um dos destaques será as rodas de Capoeira Angola, uma das principais manifestações culturais do encontro, que reunirá capoeiristas de várias partes do Brasil e do mundo. Mestres, contramestres e praticantes de estados como Bahia, Pernambuco, São Paulo, além de convidados internacionais.