Por:

Morando na arte

Por Mayariane Castro

O IV Festival Horizonte de Histórias, que ocorre entre os dias 17 de março e 2 de abril, abrirá espaço para uma série de atividades formativas que envolvem residência artística e oficinas voltadas para a formação de contadores de histórias, educadores e outros profissionais da área cultural. As inscrições para essas atividades estão abertas até o dia 10 de março e podem ser realizadas pelo site oficial do evento.

Além das apresentações de espetáculos literários e contação de histórias, o festival, que será realizado em três regiões do Distrito Federal - Brazlândia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Estrutural -, busca proporcionar uma imersão no universo da oralidade, valorizando a prática de contar histórias como uma ferramenta de conexão entre gerações e culturas. Para isso, o evento oferece atividades voltadas ao aprimoramento técnico e artístico dos participantes, com foco no desenvolvimento de habilidades na arte de contar histórias.

A principal atividade formativa do festival será a residência artística com o contador de histórias Warley Goulart, do grupo "Os Tapetes Contadores de Histórias", do Rio de Janeiro. Esta residência ocorrerá de 18 a 21 de março, das 14h às 17h, no auditório da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia. Sob o tema "Palavra: a matéria prima na arte-ofício do contador de histórias", Goulart irá trabalhar o uso da palavra como ferramenta central na narração de histórias.