Por:

"Escola" de samba

Por Mayariane Castro

A Associação Recreativa e Cultural do Cruzeiro (Aruc), a mais conhecida escola de samba do Distrito Federal, anunciou a abertura de inscrições para oficinas de capacitação voltadas para o carnaval de Brasília. As atividades, com início em abril, têm como objetivo formar e qualificar cidadãos locais para a produção de diversos elementos essenciais para o espetáculo carnavalesco. O projeto, que abrange diferentes áreas artísticas, busca resgatar as tradições do carnaval no Distrito Federal e proporcionar aprendizado e inclusão social.

O projeto "Oficinas de Capacitação Carnavalesca", desenvolvido pela Aruc, visa a promoção de workshops gratuitos nas áreas de música, dança, confecção de fantasias e outros aspectos importantes para a realização do carnaval. As oficinas acontecem na sede da escola, localizada no Cruzeiro Velho, e têm uma duração de quatro meses, com término previsto para julho.

A iniciativa busca qualificar os participantes e incentivá-los a produzir adereços, fantasias, alegorias e desenvolver habilidades em áreas como as modalidades de bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira e adereços e fantasias, do nível básico iniciante ao nível avançado.

Além das oficinas, a Aruc promoverá um workshop de encerramento do projeto no início de julho. Durante o evento, serão realizadas palestras sobre o tema "Carnaval", com a participação de especialistas.