Por:

Estudante autista cria exposição de arte na Bahia

Gabriel Arcanjo cria exposição sobre animais exóticos | Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Na Escola Municipal Hercília Moreira, um evento na última semana encantou a comunidade escolar. Gabriel Arcanjo, um jovem aluno de 10 anos diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), apresentou sua coleção de desenhos intitulada "Meu Jeito de Ver o Mundo". Usando lápis de cera coloridos, Gabriel dá vida a animais exóticos de diferentes partes do planeta, enchendo suas obras com cores vibrantes e formas únicas.

A exposição foi inaugurada com a presença dos colegas de turma de Gabriel. Em uma galeria decorada com diversas telas, os visitantes tiveram a oportunidade de ver criaturas como o macaco-aranha, ornitorrinco e o falcão-peregrino, um dos animais favoritos do jovem artista devido à sua destreza em voo. Além de compartilhar suas obras, Gabriel também compartilha informações e curiosidades sobre os animais, demonstrando um conhecimento detalhado sobre cada espécie.

Gabriel dedicou um tempo para selecionar os desenhos expostos, mas seu trabalho é resultado de anos de pesquisa e dedicação ao estudo dos animais. Com mais de 30 obras em exibição na entrada da escola, o acervo pessoal do garoto é extenso. Motivado por seu amor pela natureza e pelos animais, Gabriel explica: "Se estamos prejudicando o meio ambiente, estamos prejudicando a nós mesmos. Por isso, desenho os animais, porque devemos cuidar deles".

Os colegas de turma também elogiaram o trabalho de Gabriel. Lara Raphaele Melo, de 11 anos, expressou sua admiração pelo colega e suas habilidades artísticas. "Ele sempre foi uma pessoa muito legal, gosta bastante de nos agradar dando seus desenhos. Ele é corajoso e por isso eu queria parabenizá-lo. Espero que no futuro eu o encontre e ele seja um grande artista", declarou.

"Achei essa exposição muito interessante e bonita, pois ele adora desenhar. Tudo o que ele vê, ele quer retratar. E me alegro ainda mais porque a escola apoiou esse sonho e proporcionou a ele a oportunidade de mostrar o que tanto ama fazer. Foi ele quem teve a iniciativa de pedir ao diretor para realizar essa exposição, e estou imensamente orgulhosa por isso", afirma a bisavó de Gabriel, Anete Maria Costa.

O diretor da unidade de ensino, Clairton Soares, enfatizou o compromisso com a inclusão de todos os alunos."Nos esforçamos para integrá-los às suas turmas regulares e valorizar seu aprendizado em diversas formas de expressão".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.