Por:

PIB de municípios piauienses dispara

Um estudo realizado pela Secretaria do Planejamento (Seplan), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela mudanças significativas na economia de diversos municípios do Piauí nos últimos 20 anos. A transição de atividades econômicas tradicionais para o agronegócio e a indústria, aliada à expansão do setor de energias renováveis, impulsionou o desenvolvimento nessas regiões.

De acordo com o levantamento, o Produto Interno Bruto (PIB) desses municípios cresceu consideravelmente nos últimos cinco anos, superando a média nacional e resultando em significativa geração de empregos. Um exemplo impressionante é o município de Queimada Nova, que registrou um aumento de 111% em seu PIB entre 2020 e 2021, graças à instalação do Parque Lagoa dos Ventos, o maior complexo eólico da América do Sul.

Além de Queimada Nova, outros municípios como Dom Inocêncio, Simões, Lagoa do Barro e Ilha Grande também experimentaram um crescimento econômico expressivo, principalmente devido ao avanço dos empreendimentos de energias renováveis, como eólica e solar.

No que diz respeito à geração de empregos, os municípios voltados para o agronegócio se destacam. Ribeiro Gonçalves, por exemplo, foi o quarto maior gerador de empregos de janeiro a novembro de 2023, com um saldo positivo de 1.252 vagas, superando cidades mais populosas.

Os territórios de desenvolvimento Tabuleiro do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras também se destacam, registrando saldos positivos significativos de empregos e contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento econômico da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.