Por:

Ceará triplica cidades nota máxima no Previne Brasil

Para atingir a pontuação máxima, município de Ibiapina traçou um plano estratégico | Foto: Governo do Ceará

Em um ano, o Ceará triplicou a quantidade de municípios com nota 10 nos indicadores do programa Previne Brasil, modalidade de financiamento do Governo Federal para a custeio da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no início de fevereiro, 43 cidades cearenses conquistaram a pontuação máxima nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023. No ano anterior, apenas 14 municípios alcançaram esse patamar.

De acordo com informações do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), outros 101 municípios cearenses obtiveram um Indicador Sintético Final (ISF) entre 9,0 e 9,9, elevando a média do Estado para 9,46. O ISF é calculado a partir do desempenho de sete indicadores relacionados à atenção primária, incluindo a proporção de gestantes com consultas pré-natal realizadas e o percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida.

Segundo a titular da Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, Vaudelice Mota, o Ceará está retomando sua posição de protagonismo. "Somos pioneiros e referência na atenção primária, com a criação do programa dos agentes comunitários de saúde".

Para obter uma boa avaliação no Previne Brasil, o município precisa manter um bom desempenho em indicadores como a cobertura vacinal e a realização de consultas pré-natal. A iniciativa visa aumentar o acesso dos cidadãos aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e fortalecer o vínculo entre população e equipe.

Entre as regiões de Saúde do Ceará, a Superintendência Regional Norte (SRNorte) se destacou, com 15 dos 43 municípios que alcançaram a nota máxima no Previne Brasil. A superintendente da região, Mônica Sousa, atribui esse sucesso ao contato próximo com os municípios e à oferta de treinamentos periódicos.

Cidades como Ibiapina, na região de Tianguá, adotaram estratégias como a abertura dos postos de saúde aos sábados para melhorar seus indicadores.

Em 2023, a Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps) lançou o projeto Movimenta APS, visando aprimorar os processos de trabalho das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Atenção Primária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.