Desfile da Beija-Flor emociona Maceió

Familiares de Rás Gonguila foram ao Rio para o carnaval

Por

Mestra Ivonete Santos, Patrimônio Vivo do Artesanato

Artesãos de Maceió viveram um ano de expectativa com o desfile da escola Beija-Flor de Nilópolis, que aconteceu no domingo (11). Eles receberam o convite da escola de samba do Rio de Janeiro para participar do desfile. Maceió e a história de Rás Gonguila, figura icônica dos blocos de carnaval, foi o enredo da Beija-Flor este ano.

"Pela primeira vez na história, Maceió foi foco das atenções no espetáculo do Carnaval carioca, proporcionando um intercâmbio cultural e fortalecendo sua identidade no cenário nacional", destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió, Dr. Cleber Costa, sobre o enredo da Beija, "Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila".

Parentes do famoso folião desfilaram na escola. Estavam na avenida os filhos de Rás Gonguila, Benedito dos Santos Filho, Osvaldo dos Santos e Silviane do Nascimento.

"Minha expectativa é de um grande desfile, ele tinha o bloco Cavaleiro dos Montes, que todos os anos ganhava em Alagoas, dessa vez queremos ser campeões pela Beija-Flor. É uma grande felicidade poder representar o meu pai e a cultura alagoana na Marquês de Sapucaí", afirmou Benedito, de 60 anos, filho caçula de Rás Gonguila que carrega o mesmo nome do pai, antes do desfile da escola de samba. O resultado do carnaval das escolas do Grupo Especial do Rio será conhecido na quarta-feira (14).

Empenho

O grupo de artesãos da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) empenhou-se na confecção das fantasias e carros alegóricos, com destaque para a renda filé.

"Foi uma grande alegria quando falaram comigo, procurei terra no chão e não achei, uma nordestina e analfabeta vai representar a capital depois de 80 anos. Morei dois anos no Rio de Janeiro e assistia pela TV as escolas de samba, lembro como se fosse hoje que um dia falei: quem me dera estar ali. Era um sonho e agora vou realizar", diz Ivonete Santos, mestra do Patrimônio Vivo do Artesanato.

O presidente da Focuarte, João Lemos, destaca o envolvimento dos artesãos desde o anúncio, acompanhando de perto o desenvolvimento do enredo, das alas e alegorias. "É um momento único de protagonismo dos verdadeiros detentores do nosso grande triunfo, o Filé. "Um dos carros onde os mestres desfilam traz a riqueza dos nossos folguedos e o colorido do nosso artesanato", finaliza.