Projeto alagoano é indicado a prêmio CNJ
O Projeto Cine Cultural Ressocializador e Saúde Mental, da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) de Alagoas, foi escolhido para concorrer ao Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A premiação será conferida na segunda semana de abril deste ano, quando se comemora a Semana Nacional de Responsabilidade Social.
O prêmio do CNJ propõe selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas que sejam inovadores e eficazes, voltados, entre outras coisas, à promoção, defesa e garantia dos valores sociais, como a dignidade da pessoa e a inclusão social.
"O Projeto do Cine Cultural é mais uma das vias em que a ressocialização atua por meio da educação e também da cultura, possibilitando que uma pessoa melhor volte a fazer parte da sociedade. Consequentemente, toda população alagoana é beneficiada, com mais segurança e com a própria evolução enquanto sociedade", destaca o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira.
A psicóloga Sandra Verene, idealizadora do projeto, destaca: "O Cine Cultural Ressocializador e Saúde Mental é um projeto inovador. Através da cultura é possível modificar, reeducar e ressignificar os pensamentos e crenças dos participantes da ação, trazendo ressocialização, novas perspectivas e possibilidades de vida".
As atividades do Cine Cultural ocorrem durante as visitas familiares, proporcionando momentos de entretenimento e reflexão através da exibição de filmes. Além disso, são realizadas avaliações do humor dos participantes antes e depois das sessões, e há também comemorações dos aniversariantes do mês, promovendo interações sociais positivas.