Paraíba divulga anuário de segurança pública

Por

O Anuário da Segurança Pública e da Defesa Social da Paraíba, divulgado nesta sexta-feira (22), apresentou resultados em relação à criminalidade no estado durante o ano de 2023. Segundo o relatório, houve uma redução em diversos tipos de crimes, enquanto as apreensões de armas e drogas registraram um aumento significativo.

Dados apontam uma diminuição de 13% nos crimes contra a vida de mulheres e de 26% nos latrocínios, refletindo em uma menor taxa por 100 mil habitantes, a terceira menor entre os estados do Nordeste. Os crimes contra o patrimônio também apresentaram queda de 21%, com destaque para os roubos em estabelecimentos comerciais (-46%) e roubos em transportes coletivos (-36%).

A diminuição de ataques a instituições financeiras foi particularmente marcante, com uma redução de 77% nos registros. Além disso, os latrocínios registraram uma queda de 26%, com 34 casos em 2022 e 25 em 2023.

As apreensões de armas de fogo e munições aumentaram em 15% em relação ao ano anterior, totalizando 3.197 armas retiradas de circulação. No mesmo período, foram apreendidas mais de 16,6 mil munições, somente na região de João Pessoa.

No que diz respeito às drogas, foram apreendidas um total de 3,5 toneladas em todo o estado, representando um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Desde 2019, esse número já chega a 17,8 toneladas.

Segundo o relatório, foram 11,8 mil operações de interesse estratégico. Paralelamente, mais de 3 mil prisões de interesse estratégico foram efetuadas, abrangendo suspeitos de homicídios, latrocínios e roubos, além de 17 mil prisões em geral.

Desde 2019, segundo os dados o total de prisões no estado ultrapassa as 88 mil.