RN será sede de evento para países portugueses
A conferência une gestores de geoparques mundiais da Unesco
Durante sua participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou na última quinta-feira (29) as datas do Fórum de Geoparques dos países de língua portuguesa, que será sediado este ano no Rio Grande do Norte. O evento está agendado para ocorrer no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, em Currais Novos, entre os dias 25 a 28 de junho.
O fórum visa promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os gestores dos 10 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, sendo cinco em Portugal e outros cinco no Brasil, incluindo o Geoparque Seridó. A governadora afirmou que será uma oportunidade de apresentar a cultura do estado e do país.
O Seridó Geoparque, reconhecido pela Unesco como território de relevância geológica internacional em abril de 2022, abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados no semiárido nordestino, com territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
O coordenador Científico do Geoparque Seridó, Marcos Nascimento, afirmou que o objetivo da unidade é garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável com o turismo. "Temos um trabalho pautado na preservação do patrimônio geológico de relevância internacional. Unimos a biodiversidade de um bioma unicamente genuinamente brasileiro, a caatinga, ao patrimônio cultural de um povo, o povo do Seridó", destacou.
Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), destacou o potencial do turismo como gerador de emprego e renda no século 21. O geoparque é defendido como um impulso ao turismo responsável e sustentável.
"O Brasil é o principal destino de ecoturismo do mundo. O turismo pode ser o grande gerador de emprego e renda no século 21, e um motor de desenvolvimento compatível com os desafios que o mundo coloca", reforçou.
A TAP passou a ter voos diários Natal-Lisboa em novembro, início da alta temporada turística no Rio Grande do Norte.
Segundo o governo estadual, Portugal é o principal mercado emissor de turistas europeus, com o gasto médio individual diário de turistas em torno de R$ 462,50 com hospedagem, que dura cerca de 17 noites, em chalés, casa de familiares, hotéis e resorts.