Alagoas busca parceria na segurança

Por

Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da empresa japonesa Singular Perturbations Inc. assinaram, nesta quarta-feira (13), um acordo visando a implementação de inteligência artificial na redução da criminalidade em Alagoas.

A intermediação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) possibilitou a cooperação, voltada para o desenvolvimento socioeconômico e a estabilidade de países em desenvolvimento.

A parceria visa reforçar as medidas de segurança pública por meio da aplicação de algoritmos de IA, permitindo a predição de crimes, incluindo tipo, local e horário.

Segundo o tenente-coronel Iran Rêgo, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção, a previsão resultará em um emprego mais preciso do efetivo policial, garantindo maior tranquilidade para a população.

O uso prévio de dados estatísticos pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) será complementado pela nova tecnologia, proporcionando maior assertividade nas operações policiais.

"Já utilizamos a mancha criminal, com base nos números apresentados pelo nosso Neac, como um fator para a destinação das equipes e agora, com esse artifício, conseguiremos ter mais assertividade no trabalho", explicou Rêgo.

O tenente-coronel destacou que este tipo de serviço já tem sido aplicado no Brasil com resultados positivos, especialmente na região Nordeste. A empresa oferecerá treinamento às equipes da SSP, sem custo direto para o órgão, com a contrapartida de acesso aos dados para testes.

A expectativa é otimizar a utilização de recursos humanos e materiais, permitindo o deslocamento estratégico de viaturas com base nas previsões de ocorrências.