Por:

Pesquisa cearense é destaque internacional

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) destaca-se como a única instituição cearense a contar com um pesquisador integrante da NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC), uma rede global de cientistas da saúde que fornece dados sobre fatores de risco para Doenças Não Transmissíveis (DNT) em mais de 200 países e territórios. O docente em questão é Valter Cordeiro Barbosa Filho, professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES) e do curso de graduação em Educação Física na Uece.

O professor é um dos autores de um artigo recentemente publicado na renomada revista internacional *The Lancet*, intitulado "Tendências mundiais de baixo peso e obesidade de 1990 a 2022: uma análise conjunta de 3.663 estudos representativos da população com 222 milhões de crianças, adolescentes e adultos". Este estudo, que contou com a colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com obesidade, com 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos obesos em 2022.

Filho ressalta a importância de políticas públicas para lidar com a obesidade e a insegurança alimentar e nutricional, citando projetos existentes na Uece que abordam a prevenção da obesidade e promoção da saúde através da escola. Ele enfatiza a necessidade de programas que possam enfrentar o cenário desafiador de altas taxas de obesidade e desnutrição.

"Pesquisadores da Uece e das instituições do Ceará são capazes de desenvolver projetos de pesquisa que assumam a vanguarda na Ciência, em questões que afetam a sociedade. Representar a Uece e o Ceará nesse importante estudo, é também pensar que podemos estar na liderança de pesquisas, conduzidas com qualidade e rigor científico, com o compromisso social de ajudar nossa sociedade", afirmou.