Por:

Sergipe lidera missão em busca de energia renovável

Grupo participará de reuniões com empresários em Roterdã, Bruxelas e Berlim | Foto: André Moreira

O governo de Sergipe está liderando uma comitiva na II Missão Internacional ao países da União Europeia, organizada pelo Consórcio Nordeste. O objetivo da viagem é discutir questões ambientais e climáticas para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil. O grupo participará de reuniões com empresários em Roterdã, Bruxelas e Berlim, com foco em buscar investimentos para projetos de energia renovável, com destaque para o hidrogênio verde.

A primeira etapa da missão será na World Hydrogen Summit 2024, em Roterdã, o maior fórum internacional do mundo na área de hidrogênio verde. A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) facilitará as reuniões bilaterais entre o governo do Estado e os empresários do setor, visando atrair novos investimentos para Sergipe.

Em seguida, a comitiva visitará Berlim e Bruxelas, onde terá reuniões com membros da União Europeia para discutir questões ambientais relevantes para o Nordeste. A agência Desenvolve-SE será responsável pela interlocução das negociações com entidades multilaterais e empresas que atuam na área de transição energética.

Durante as negociações, os investidores receberão kits personalizados com QR Codes direcionados às informações técnicas sobre oportunidades de investimento e os diferenciais do estado, além de um vídeo sobre as potencialidades econômicas em Sergipe.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, destacou a importância dessa agenda conjunta com importantes agentes na Europa que atuam na área ambiental. "A missão representa um passo significativo rumo à promoção do desenvolvimento sustentável em nossa região, especialmente nesse momento de calamidade pública que o Rio Grande do Sul vem enfrentando. Estamos comprometidos em buscar soluções inovadoras e parcerias estratégicas para enfrentar os desafios ambientais e climáticos, não só em nosso país, mas em todo o planeta", afirmou.

A comitiva sergipana é composta pelo governador Fábio Mitidieri, pelo senador Alessandro Vieira, pelos secretários do Planejamento e Orçamento, Júlio Filgueira, da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, da Comunicação, Cleon Nascimento, do secretário Especial do Gabinete do Governador, Tiago Andrade, e do diretor de Relações Internacionais da Desenvolve-SE, Ademário Alves.

O Consórcio Nordeste foi criado para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil, visando atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada.