Por:

Nordeste busca proteção da Caatinga

Nesta segunda-feira (13), uma delegação de governadores nordestinos participa do World Hydrogen Summit, em Roterdã, na Holanda, como parte da agenda internacional do Consórcio Nordeste. O objetivo é atrair investimentos para projetos de transição energética e buscar financiamento para a preservação da Caatinga.

A agenda começou com reuniões com empresas do setor e uma visita ao estande da APEX - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A governadora Fátima Bezerra, presidenta do Consórcio Nordeste, lidera a delegação.

Em seguida, a delegação participou de uma exposição da Agência Empresarial Holandesa sobre parcerias na implantação de portos verdes. O Governo do RN busca parcerias para a construção do Porto-Indústria Verde em Caiçara do Norte, fundamental para a produção de energia eólica no mar e de hidrogênio verde, além de incentivar setores como mineração, fruticultura e pesca.

"O Nordeste tem potencial para promover o desenvolvimento em diversas áreas de descarbonização da economia, principalmente na produção de energias renováveis. Será uma oportunidade para posicionar estrategicamente o Rio Grande do Norte e o Nordeste nesse mercado mundial", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Os investimentos em novos projetos de geração de energia no Rio Grande do Norte, outorgados no ano passado, somam 22,5 bilhões, com destaque para energia solar e eólica.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, destacou a importância da agenda. "Estamos aqui não só para mostrar o que Alagoas tem feito, mas para aprender e levar para nosso estado o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia de hidrogênio e energias renováveis", reforçou.