Por:

Piauí firma acordo para hidrogênio verde

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, marcou presença nesta terça-feira (14) na assinatura de um acordo entre a Eletrobras e a Green Energy Park (GEP) para a produção de hidrogênio verde e derivados na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. O evento aconteceu durante o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, realizado em Roterdã, Holanda, o maior encontro mundial sobre hidrogênio verde.

No memorando de entendimento (MoU) firmado, ficou estabelecido que a Eletrobras irá fornecer e vender energia à Green Energy Park, empresa envolvida no maior projeto de hidrogênio verde do mundo na ZPE de Parnaíba. O governador Fonteles destacou a importância do acordo para o desenvolvimento sustentável do Piauí, afirmando que o estado está no caminho para se tornar um grande produtor de combustível verde.

Durante o evento, o vice-presidente de Comercialização de Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, expressou a satisfação com o acordo."A nossa ideia é ajudar a Green Energy Park em seu projeto de hidrogênio verde no Piauí, levando infraestrutura e energia ao estado que será o berço do hidrogênio para o mundo", frisou o gestor.

Além da assinatura do acordo, o governador Fonteles se reuniu com representantes da N.V. Nederlandse Gasunie, empresa holandesa de infraestrutura e transporte de gás natural. A empresa manifestou interesse em explorar oportunidades de parceria com o Piauí, visando o desenvolvimento do "corredor verde" entre o estado brasileiro e a Europa.

O governador também participou da abertura do H2 Tech Series, ciclo de palestras organizado pela ApexBrasil e o Consórcio Nordeste, que visa discutir o panorama do hidrogênio verde como matriz energética. O evento proporcionou acesso a debates sobre o papel do hidrogênio no cenário energético mundial.