Por:

Alunos iniciam formação no PreparaITA Ceará

Estudantes focam no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) | Foto: GOV-PI

Nesta segunda-feira (13), os estudantes selecionados para participar do PreparaITA Ceará deram início à sua formação preparatória para o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, localizada em frente à Base Aérea de Fortaleza, recebeu os jovens, oriundos de diversas escolas da capital e região metropolitana, para o início dessa jornada.

A iniciativa, realizada pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com instituições educacionais, teve seu pontapé inicial com a presença do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira.

O PreparaITA atua em duas frentes distintas. Na EEMTI Jenny Gomes, são duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, totalizando 80 estudantes. Professores da própria escola, vinculados à Seduc, recebem suporte e orientação técnico-pedagógica do Sistema Ari de Sá, enquanto os alunos obtêm material didático de forma gratuita.

A segunda frente abrange turmas de 9° ano do Fundamental e 1ª série do Ensino Médio dos Colégios Militares de Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, apoiados pela Organização Educacional Farias Brito.

Leslia Maria Lopes, de 16 anos, é uma das estudantes selecionadas, que deixou sua cidade natal, Ocara, para buscar seu sonho de estudar no ITA. "Tem que ter muita garra, porque é preciso deixar as pessoas, deixar a escola, deixar a vida que tinha para ter uma outra totalmente diferente. A rotina mudou bastante. São novos costumes, novas pessoas. É uma mudança radical e rápida. Estou procurando me acostumar, pois vim de cidade pequena e agora estou numa cidade grande. Mas, sei que vai dar tudo certo", afirma.

Pedro Paulo do Vale, também de 16 anos, já era aluno da EEMTI Jenny Gomes desde o início do Ensino Médio. O estudante conta que desde criança admira a aviação e nutre o desejo de tornar-se militar.

"Meus professores, família e amigos me motivam bastante, desde o início desse processo, para que eu possa pensar grande. Vale a pena tentar. Ainda que a pessoa não consiga passar no ITA, com certeza essa preparação vai fazer a diferença, podendo lá na frente possibilitar passar em outros vestibulares, o que também é muito gratificante", ressalta.

Com aulas que visam à excelência acadêmica e preparo integral dos estudantes, o PreparaITA Ceará busca não apenas formar candidatos aptos a ingressar no ITA, mas também a desenvolver habilidades para os desafios do futuro.