Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) lançou a edição 2024 do Programa Seleções, iniciativa destinada ao apoio financeiro de modalidades esportivas em Sergipe. O programa, voltado para esportes de equipe como futsal, basquete, voleibol e handebol, agora abrange também a natação e o atletismo.
O governador em exercício, Zezinho Sobral, destacou que o programa visa promover o desenvolvimento social e a formação de jovens atletas por meio do esporte. O investimento total é de R$ 300 mil, distribuídos entre seis federações, com cada modalidade recebendo R$ 50 mil anualmente, pagos em duas parcelas após o cumprimento de requisitos pré-definidos.
A secretária do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, explicou que a escolha das novas modalidades considerou os resultados e impactos observados, além da representatividade nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros. Mais de 600 atletas serão beneficiados nesta edição, contribuindo para a renovação das gerações de atletas no estado.
"A essência do programa é justamente para que a gente possa manter o treinamento das nossas seleções sergipanas, desde o Sub-12, Sub-14, Sub-18, para que haja sempre essa renovação de talentos. É preciso ter esse planejamento para essa formação. E, através desses recursos, as federações podem contratar profissionais, adquirir equipamentos esportivos e uniformes. Além de ter a parte financeira, o governo estadual também viabiliza locais de treinamento", elencou a gestora da Seel.
O Programa Seleções oferece recursos para contratação de profissionais, aquisição de equipamentos esportivos e uniformes, além de viabilizar locais de treinamento. O vice-presidente da Federação Sergipana de Basquete, Kleber Quintela, elogiou o apoio do governo ao esporte, destacando resultados positivos alcançados pelos atletas.