Por:

Alagoas defende preservar a caatinga

Em mais uma rodada de reuniões com a União Europeia (UE), os governadores que integram o Consórcio Nordeste destacaram as potencialidades ambientais da região, em especial a importância da preservação do bioma caatinga. O governador Paulo Dantas, representante de Alagoas, defendeu que os investimentos europeus na preservação do bioma amazônico também se estendam à caatinga, essencial no combate à desertificação.

Durante o encontro com a Comissão de Investimentos da UE, Dantas reiterou o compromisso de Alagoas com parcerias internacionais, ressaltando as perspectivas econômicas do estado na geração de emprego, renda e contribuição para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

"Tenho certeza que estes momentos aqui com a União Europeia serão fundamentais para que o governo de Alagoas crie alternativas para os países da Europa invistam em nosso país, em nossa região nordestina, invista em Alagoas, principalmente alcançando uma pauta ambiental relevante que é a preservação do bioma caatinga em um modelo sustentável economicamente e socialmente", argumentou o governador.

O governo de Alagoas tem implementado políticas de preservação da caatinga e combate à desertificação, incluindo a promulgação da Lei Estadual 8.955/2023, que estabelece medidas de proteção ao bioma e ações contra a exploração predatória de recursos naturais.

"Os estados do Nordeste estão em um cenário de destaque nos investimentos em energias renováveis. A nossa região está posicionada para exercer um papel de liderança na descarbonização da economia global", analisa.

Além disso, a presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, destacou o papel de liderança dos estados nordestinos na transição energética e descarbonização, especialmente no investimento em energias renováveis.