Por:

Paraíba atualiza plano carreira dos professores

Novas diretrizes foram publicadas no Diário Oficial do estado | Foto: Agência Brasil

O Diário Oficial da Paraíba (DOE-PB) divulgou na sexta-feira (17) a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais de Educação na Paraíba. A medida já está em vigor, trazendo mudanças significativas, como a criação de cargos e ajustes no quadro de professores.

Anteriormente datado de 2003, o plano de carreira foi revisto, incluindo a criação de cargos para professores com jornada de 40 horas semanais e para professores indígenas. Além disso, estabelece critérios para progressão horizontal e vertical na carreira.

A progressão horizontal terá intervalo reduzido de cinco para três anos e, a partir de 2026, os acréscimos salariais entre níveis aumentarão de 2% para 3%. Na progressão vertical, os salários entre graduação, especialização, mestrado e doutorado também foram reajustados, com aumentos proporcionais entre as classes. A nova legislação também permite que profissionais efetivos realizem mestrado sem perda na remuneração, utilizando parte da carga horária fora da sala de aula.