Por:

Alagoas cria Rede de Atenção às Violências

Para fortalecer os serviços de proteção social em Alagoas, o governo estadual criou a Rede de Atenção às Violências (RAV), composta por um Comitê Gestor formado por representantes das secretarias estaduais e da sociedade civil. Desde sua instituição em 2023, a RAV se tornou referência na proposição e implementação de ações governamentais de enfrentamento à violência contra populações vulneráveis, totalizando 4.804 atendimentos.

A RAV promove bimestralmente reuniões do Comitê Gestor para planejar e articular ações pactuadas entre os membros da rede. Participam representantes de secretarias estaduais e órgãos especializados na proteção de mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos originários, comunidades tradicionais, população negra e LGBTQIA .

As ações da RAV são guiadas pelo perfil das vítimas, considerando marcadores sociais de cada grupo. As diretrizes de prevenção, garantia de direitos e assistência humanizada são traçadas para identificar, prevenir e combater violências. A RAV também desenvolve campanhas de sensibilização, como o Maio Laranja, Junho Violeta e Agosto Lilás, abordando diversas formas de violência.

De acordo com a coordenadora operativa da RAV, Thaysilese Brito, as ações levam em consideração a situação de vulnerabilidade, conforme marcadores sociais de cada grupo populacional.

"Para delinear o perfil das vítimas, definir parâmetros, linhas de cuidado, protocolos e planejamento de políticas públicas, se exige não só um recorte temporal objetivo, análise de dados de atendimento ou registros de ocorrência, mas as nuances axiológicas", ressalta.

A partir destas informações, Thaylise diz que são traçadas as diretrizes de articulação, prevenção, garantia de direitos e assistência humanizada.