Por:

Professores da rede estadual premiados

Quatro professores da rede estadual de ensino foram reconhecidos no Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Instituto Significare e Bett Brasil. A premiação valoriza projetos educacionais inovadores e alinhados à Educação Empreendedora.

Os professores premiados se destacaram nas categorias ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Escola Estadual Ambrósio Lira conquistou o primeiro lugar na categoria ensino médio a nível estadual e o terceiro lugar na fase regional, competindo com projetos de todo o Nordeste.

A Escola Estadual Judith Nascimento ficou em primeiro lugar na EJA e em terceiro lugar no ensino médio. As escolas estaduais Graciliano Ramos e Otacílio Holanda foram premiadas com o segundo e terceiro lugares em ensino médio e ensino fundamental - anos iniciais, respectivamente.

O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, destacou a importância do reconhecimento. "Como Seduc, nos sentimos honrados em participar de um evento como este, que reconhece projetos diferenciados. Tratar de empreendedorismo também é tratar de educação. A educação transforma e queremos que ações como estas irradiem por todo o estado", afirmou.

Projetos premiados

Entre os projetos, estavam o "Intercâmbio da Leitura" de Alana dos Santos, da Otacílio Holanda, que incentiva a leitura entre alunos do ensino fundamental; o "Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes (F.E.R.V.A)" de Bruno Alves, da Escola Estadual Ambrósio Lira, que promove a produção artística e o talento estudantil no ensino médio.

Além disso, o projeto "Caixa de Jogos em Contextos de Aprendizagens Criativas" de Anderson Gomes, da Escola Estadual Graciliano Ramos, que utiliza jogos para potencializar a aprendizagem de estudantes com deficiência; e o "Meninas na Ciência" de Marbyo José da Silva, da Escola Estadual Judith Nascimento, que insere alunas na iniciação científica, além de seu projeto "Marketing Digital" na categoria EJA, que desenvolve habilidades de criação de roteiros e produção de conteúdo entre estudantes.

O Prêmio Educador Transformador está em sua segunda edição e registrou 3460 projetos enviados por professores de todo o país. A premiação reconhece iniciativas educacionais que contribuem para a transformação e melhoria do ensino no Brasil.