Por:

Piauí Pet Castramóvel já fez mais de 2 mil castrações

Um marco no estado do Piauí, o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), tem fortalecido a saúde e o controle da população de animais domésticos e em situação de rua por meio da castração. Ao todo, desde o início do projeto em 2023, 2.115 animais foram castrados e passaram pela implantação de microchip.

A capital do estado, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 1.111 ao todo. Parnaíba vem logo em seguida, com 564 animais castrados. E Picos, conta com 440 castrações já realizadas.

Para o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Daniel Oliveira, o projeto visionário se alinha às pautas promovidas pela secretaria, de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs.

"Essa ação pioneira no Estado busca, além de dar atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua. Com certeza, os resultados das ações já promovidas mostram que estamos no caminho certo", complementou.

O Castramóvel foi lançado em solenidade no Palácio de Karnak em 2023, como parte das ações do Programa ECO Piauí, de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no Estado.