Por:

Ceará expõe obras no Museu de Arte do Rio

A exposição "Bloco do Prazer", inspirada na canção homônima de Fausto Nilo e Moraes Moreira, está em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR) até 11 de agosto. A mostra, que possui curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Bitu Cassundé, reúne cerca de 350 obras de mais de 90 artistas brasileiros, dos quais 12 são cearenses. Entre os artistas do Ceará estão Leonilson, Luiz Hermano, Herbert Rolim, Carlinhos Moraes, Roberto Galvão, Telma Saraiva, Maria Macedo, Samuel Macedo, Jean dos Anjos, Charles Lessa e Paula Siebra.

A exposição abrange uma vasta gama de expressões artísticas, incluindo pinturas, esculturas, fotos, vídeos e instalações, explorando a diversidade de modos de celebração através de festas pagãs e religiosas, rituais e carnavais, música e dança, e a relação entre corpo e prazer. Entre as obras expostas, quatro pertencem ao Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), incluindo "Brejo" e "Ilha do Mel" de Luiz Hermano, e duas pinturas intituladas "Verbo Voco Visual" de Herbert Rolim.

Segundo Bitu Cassundé, a exposição reflete sobre as festas e celebrações populares e contemporâneas, situando-se entre o sagrado e o profano. A canção "Bloco do Prazer" de Fausto Nilo e Moraes Moreira, lançada em 1982, serve como ponto de partida para explorar a dimensão política, social e cultural das celebrações coletivas e individuais.

Uma sala especial é dedicada à cantora baiana Gal Costa, que imortalizou a música que inspira a exposição. Este espaço conta com fotos, figurinos, itens de cenários e a obra "Penetrável da Gal" (ninho da Gal) de Hélio Oiticica, datada de 1969.

A gestora do MAC-CE, Cecília Bedê, destaca que as obras cedidas ao MAR contribuem para tornar a exposição ainda mais plural e diversa, abrangendo práticas culturais e manifestações artísticas de todo o país. As peças emprestadas foram criadas no final dos anos 70 e início dos anos 80.