Governo do Maranhão apoia população idosa

Por

Nesta terça-feira (30), o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) completou dois anos de atividades. O evento de celebração contou com a presença de autoridades, profissionais de saúde e beneficiários.

Durante a solenidade, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac/MA) assinaram um acordo de cooperação mútua.

O objetivo do acordo é promover a inclusão social da população idosa por meio da realização de cursos profissionalizantes em diversas áreas.

O acordo prevê a realização de uma pesquisa para identificar áreas de interesse e necessidades dos idosos no mercado de trabalho. A implementação do programa está prevista para iniciar ainda neste semestre.

A secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, parabenizou a todos que contribuem diariamente para seu pleno funcionamento. "O Creaispi é um grande exemplo de como é possível garantir a participação social nas decisões de governo"

Além disso, durante a comemoração dos dois anos do Creaispi, foi lançada a campanha "Envelhecer com Direitos", em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedima), com o objetivo de fortalecer a Política Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa no Maranhão.

O Creaispi é uma iniciativa do Orçamento Participativo, coordenada pela Sedihpop, que oferece atendimento especializado para pessoas com mais de 60 anos. Desde sua inauguração, já foram realizados mais de 370 mil atendimentos, abrangendo serviços de saúde e outras ações em parceria com diferentes órgãos.