Projeto em AL promove educação alimentar

Por

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hebert de Souza, merendeiras, professoras, mães e pais de alunos participaram de uma imersão sobre alimentação saudável. A ação é parte do projeto "Ecogastronomia - saberes e sabores", que realizou oficinas ecogastronômicas em Maceió.

O projeto visa impulsionar a educação alimentar orgânica por meio do cultivo de alimentos e compartilhar a importância de preservar a biodiversidade e a agricultura, defendendo o uso de ingredientes naturais, frescos, regionais e da estação.

Nesta primeira etapa, as oficinas foram conduzidas pela coordenadora do projeto, Ayodhya Ramalho, e a nutricionista Helena Menezes, que falaram sobre o preparo de receitas saudáveis produzidas com inhame, batata doce, vegetais e elementos da culinária vegana.

Os participantes puderam preparar uma nutritiva torta salgada e um "pão de beijo", nome dado ao pão de batata doce, e degustar a riqueza de sabores oferecidos pela natureza. Além do preparo de alimentos, foram discutidos temas importantes sobre alimentação saudável, como a agricultura familiar e a importância da comida orgânica, livre dos efeitos nocivos do uso de agrotóxicos.

O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital nº 12/2023 de chamamento público para seleção de projetos culturais voltados para a oferta de oficinas de gastronomia, da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Raquel Vieira, gastróloga, merendeira da rede municipal e participante do projeto, frisou que as atividades são instrumentos essenciais para ajudar na educação alimentar das pessoas. "A minha expectativa através desse projeto é que a gente consiga mudar um pouco a mentalidade das pessoas, em relação à alimentação, agricultura familiar e sustentabilidade".