Fapitec investe em estudos para a expansão industrial

Programa de bolsas visa impulsionar setor industrial em Sergipe

Por

Pesquisadores estudarão a expansão de novos Distritos Industriais em Sergipe

Pesquisadores selecionados pelo Programa de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico em Instituições Estaduais (Bolsas DTI), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), assinaram termo de outorga na quinta-feira, 2, para atuar na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). O investimento global de R$ 180.000,00 visa a expansão de Distritos Industriais em Sergipe.

O programa busca atrair recursos humanos qualificados para desenvolver estudos de prospecção de novos Distritos Industriais no estado. Isso envolve planejamento estratégico baseado na economia local, mercado atual, logística e infraestrutura, além de pesquisas de viabilidade técnica, econômica e financeira.

O diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, destacou a importância da execução do programa para Sergipe. "O setor industrial é uma área que influencia diretamente na dinâmica da economia. Nós, enquanto fundação de inovação, ficamos contentes em fomentar, a partir desse programa, o desenvolvimento de soluções e expansão desse mercado", salientou.

Para o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, a parceria entre as instituições por meio da promoção do programa refletirá no avanço econômico do estado. "No futuro, nós iremos colher bons frutos da pesquisa realizada pelos três bolsistas, no sentido da expansão dos distritos, novas prospecções de áreas, com qualidade para atender grandes indústrias aqui no estado", pontuou.

Na visão do secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado com o envolvimento de atores qualificados nas ações voltadas ao desenvolvimento econômico de Sergipe. "A atuação dos novos bolsistas irá colaborar para viabilizar a formação e expansão de áreas atrativas a negócios, diversificando o portfólio do nosso estado", resumiu.

"A perspectiva desse projeto visa a geração de renda, emprego e fomento da economia local, territorial e regional. E dentro dessa perspectiva, a gente também vai colocar Sergipe na dinâmica da discussão de captação de recursos, tanto nacionais como internacionais, para o desenvolvimento do nosso estado", declarou o bolsista e economista Júlio César Batista.

Além disso, o bolsista e engenheiro civil José Pedro Alberto destacou como a realização dos estudos refletirá no progresso da região. "Sergipe está em uma região estratégica entre os estados da Bahia e Pernambuco, que tem várias indústrias. Fomentar a formação de novos parques industriais aqui vai trazer mais empregos para a região", explicou.