Consórcio Nordeste discute potencial energético
De Roterdã a Berlim, líderes nordestinos buscam parcerias
Durante a II Missão Internacional do Consórcio Nordeste, realizada em Roterdã, na Holanda, representantes da região destacaram o potencial energético nordestino e discutiram a transição energética como resposta às questões climáticas globais. Os encontros ocorreram no âmbito do World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition.
No segundo dia de atividades, a presidenta do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, liderou visitas a empresas e participou de reuniões com representantes da indústria energética. A missão incluiu diálogos com empresas como John Cockerill e 2G. Cogeneration, visando explorar tecnologias para uma energia mais sustentável.
"Nós não poderíamos estar em outro local que não fosse aqui em Roterdã, no World Hydrogen 2024. Aqui, estamos no centro das discussões sobre descarbonização e também onde é possível encontrar os principais envolvidos neste processo de transição energética e desenvolvimento sustentável. A nossa meta é transformar o Nordeste, em breve, em uma referência na produção de hidrogênio", afirmou Fátima.
A governadora participou de reuniões com empresas investidoras, como a Green Energy Park, uma das maiores no setor de hidrogênio e amônia verde, para dialogar sobre projetos e diferenciais competitivos do Rio Grande do Norte para a produção, armazenamento, transporte e comercialização de hidrogênio e amônia verde.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou os potenciais e desafios para a indústria de Hidrogênio Verde no Brasil. "O Nordeste é a região mais propícia para ser a maior produtora de hidrogênio verde do mundo, fazendo com que a transição energética e a descarbonização da economia se tornem realidade. A nossa meta é seguir apresentando a região para o mundo e atrair investidores e empreendedores que apostam em nosso potencial", destacou.
O dia em Roterdã foi encerrado com um almoço oferecido pela ApexBrasil. A próxima etapa da missão será em Bruxelas, Bélgica, onde representantes do Consórcio Nordeste se reunirão com autoridades belgas e participarão de discussões sobre energia verde e sustentabilidade. Em seguida, a missão seguirá para Berlim, Alemanha, para concluir suas atividades.
Em setembro de 2023, o Consórcio Nordeste assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do hidrogênio verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando a região como centro de economia sustentável.