Empresa contribui com sondagem da ponte
A empresa de Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore, Belov, foi escolhida para fornecer balsas e montar os equipamentos chineses para a sondagem da ponte Salvador-Itaparica. O investimento para esse serviço, que coletará amostras do solo marítimo, é de R$ 160 milhões, conforme divulgado pela Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.
Em uma reunião realizada na última quarta-feira (15), o presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas, se encontrou com o corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para discutir o Plano de Desenvolvimento Econômico da área impactada pelo sistema viário. Participaram do encontro o secretário da SDE, Angelo Almeida e o gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Concessionária, Carlos Prates.
"Discutir com o consórcio da Ponte Salvador-Itaparica um plano estratégico para o desenvolvimento econômico dos territórios do Recôncavo, do Baixo Sul e do entorno do sistema viário é fundamental para garantir a sustentabilidade e para que a sociedade tome conhecimento de que, para além de um projeto de mobilidade urbana, é um projeto de desenvolvimento econômico, sustentável e robusto", afirmou Almeida.
A construção do novo sistema viário, que inclui a ponte, é uma construção civil de obra pesada, onde a maior parte de seus insumos e serviços e empresas parceiras virão das regiões mais próximas de onde se efetivará a construção.
O Plano de Desenvolvimento Econômico do Baixo Sul, Recôncavo e áreas adjacentes à ponte Salvador-Itaparica visa impulsionar o dinamismo econômico dessas regiões, atraindo investimentos e promovendo o crescimento sustentável.
A ponte, com 12,4 km sobre o mar, será o maior vetor de distribuição de renda da Bahia, beneficiando cerca de 10 milhões de habitantes.