Programa distribui leite no sertão
A retomada do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade leite (PAA Leite) foi anunciada nesta segunda-feira (20). Diariamente, serão entregues 3.072 litros de leite a famílias e 25 instituições em seis municípios de Sergipe: Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Porto da Folha, Gararu, Poço Redondo e Canindé de São Francisco.
O programa acontece através da Secretaria de Estado da Agricultura de Sergipe (Seagri), em parceria com o Governo Federal, sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva afirmou que o governador Fábio Mitidieri, reconhecendo o grande valor social e econômico do PAA Leite solicitou, junto ao MDS, a prorrogação do programa. "Nós não temos dúvidas de que o PAA Leite cumpre o objetivo de atender famílias que mais precisam desse alimento, como também fortalece a cadeia produtiva do leite, adquirindo a produção dos criadores sergipanos", destaca.
De acordo com a coordenadora do PAA Leite junto à Seagri, Camila de Oliveira Bacan, o governo de Sergipe e o MDS assinaram aditivo ao programa no valor de R$ 2.491.442,81. "Com esse investimento, nós conseguimos fazer uma programação até outubro de 2024 para atender as mais de três mil famílias e 25 instituições sociais de educação e filantropia", explica Camila.
Para implementação do programa, as prefeituras são responsáveis pelo cadastramento dos beneficiários e pela logística de armazenamento e distribuição do leite para famílias no município.
Para ser beneficiário do programa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As famílias de baixa renda, incluindo gestantes, idosos, crianças quilombolas e indígenas, têm prioridade no recebimento do leite.