Agricultura abastece escolas na Bahia

Convênio incentiva uso de alimentos locais

Por

As escolas estaduais da região oeste da Bahia passarão a utilizar produtos da agricultura familiar na alimentação escolar, após um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid).

O acordo foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues em Santa Rita de Cássia, na última terça-feira (21). A iniciativa abrange 22 municípios consorciados, que receberão apoio para a incorporação desses alimentos nas refeições escolares, além de assessoria técnica para as comunidades envolvidas.

O governador destacou que a parceria visa garantir alimentação de qualidade aos estudantes e fortalecer as cooperativas de agricultores familiares. "Um dos elementos, com o consórcio, é fortalecer o potencial para que as cooperativas, as agroindústrias possam ter suporte técnico, possam ter um selo que certifique que aquele produto, seja de lácteo, de frutas, de animal, é um produto seguro para consumo. Nós queremos ver os municípios gerando renda, emprego. Se nós temos uma política de investimento em agroindústria, é fundamental ter essa inteligência", disse.

De acordo com Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), à frente das ações nas escolas, a parceria deve atender também a rede municipal. Além de Santa Rita de Cássia, também serão atendidos estudantes das redes estadual e municipais das cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Mansidão e Catolândia.

"Se nós queremos alimentos saudáveis na mesa dos alunos da rede pública de ensino, seja ela municipal ou estadual, isso depende da agricultura familiar. Intensificamos essa ação a partir de investimentos na agricultura familiar, em agroindústrias, em assistência técnica, em kits produtivos", detalhou Jeandro.

Para facilitar a comercialização dos produtos dos pequenos agricultores, foram destinados R$ 1,7 milhão à reforma e ampliação do Mercado Municipal de Santa Rita de Cássia. O mercado reformado conta com uma feira coberta e 54 boxes para a venda de diversos produtos, beneficiando 120 famílias locais.