Programa alagoano é destaque internacional
Evento reúne especialistas para discutir avanços e desafios na área
A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, representou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no congresso da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP) 2024.
O evento ocorreu esta semana no Rio de Janeiro e reuniu profissionais de diversos países para discutir temas relacionados à pediatria e psiquiatria. Sueleide Duarte apresentou um panorama do programa "Coração de Estudante" e as ações implementadas para a saúde mental nas escolas.
Lançado em abril, o "Coração de Estudante" visa promover a saúde emocional e a segurança psicossocial nas escolas estaduais de Alagoas. Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o programa implementa ações concretas nas unidades de ensino do estado. São oferecidos atendimentos especializados em saúde mental em todas as escolas estaduais, incluindo a realização de diagnósticos organizacionais para identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelos alunos.
Para atender à demanda, foram contratados 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, seguindo a proporção de um psicólogo para cada cinco escolas e um assistente social para cada quinze. Esses profissionais compõem o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA) e já estão atuando desde o lançamento do programa.
O congresso da IACAPAP, uma associação sem fins lucrativos que promove a saúde mental e o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de políticas, práticas e pesquisas, foi realizado pela primeira vez na América Latina. O Brasil foi escolhido como país-sede do evento deste ano.
"Não havia ambiente melhor para discutirmos um tema tão importante. Esse congresso reúne especialistas de vários países e termos a oportunidade de falarmos sobre um programa inovador, onde o estado disponibiliza psicólogos e assistentes sociais para atender a comunidade escolar, é bastante engrandecedor. Percebemos que foi uma iniciativa bem aceita por quem já se debruça sobre o assunto e nos leva a entender que estamos trilhando um caminho correto e, acima de tudo, benéfico para os nossos estudantes", pontuou Sueleide.
A Associação Internacional de Psiquiatria Infantil e Adolescente e Profissões Afins (IACAPAP) defende a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes por meio de políticas, práticas e pesquisas. O encontro anual é um espaço para troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área, contribuindo para o avanço das práticas e políticas de saúde mental no contexto escolar.