Por:

Alagoas destina R$ 1 milhão para cultura

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), anunciou o lançamento do Edital de Valorização Junina - Prêmio José Lessa Gama. O objetivo principal é fomentar e preservar as tradições culturais típicas do período junino no estado.

Com uma premiação total de R$ 1 milhão, o certame beneficiará grupos culturais de Quadrilha Junina, Coco de Roda, Bumba-Meu-Boi, Violeiros/Emboladores e Trios Forró Pé-de-Serra.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas,o edital visa reconhecer e premiar grupos com ativa atuação em Alagoas, fortalecendo e valorizando as manifestações culturais típicas do período junino. "Queremos incentivar a continuidade dessas tradições e reconhecer o trabalho árduo dos grupos que mantêm viva a nossa herança cultural", afirmou a secretária.

O processo de seleção será dividido em duas etapas: a primeira inclui a seleção das propostas, que será classificatória e eliminatória, e a segunda compreende a habilitação jurídica dos participantes. Projetos vinculados a práticas discriminatórias ou desrespeitosas serão automaticamente desclassificados.

Ao todo, serão premiados 145 projetos, distribuídos entre as categorias da seguinte forma: 55 projetos de Quadrilhas Juninas, 30 projetos de Coco de Roda, 25 projetos de Bumba-Meu-Boi, 25 projetos de Trios Forró Pé-de-Serra e 10 projetos de Violeiros/Emboladores.

As inscrições estão abertas até 12 de junho de 2024, podendo ser realizadas presencialmente na sede da Secult, em Maceió, ou online pelo Cadastro Único da Cultura Alagoana (Cuca). O cronograma prevê a análise documental e seleção das propostas de 13 a 17 de junho, com o resultado final sendo divulgado em 27 de junho de 2024.