Por:

Sudene e Hemobrás iniciam parceria

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Hemobrás começaram a discutir uma parceria para fortalecer a cadeia produtiva da saúde no Nordeste. O foco é investir em inovação, pesquisa e qualificação de mão de obra no setor, que representa 10% do PIB do Brasil.

Em visita à Hemobrás nesta segunda-feira (3), o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e a presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, formaram um grupo de trabalho para desenvolver a parceria. Até o segundo semestre, a atuação conjunta será definida para promover a cadeia produtiva da saúde na região.

Cabral reafirmou a importância de aprofundar a relação entre Sudene e Hemobrás para discutir novas oportunidades de desenvolvimento no Nordeste, especialmente em Pernambuco. As ações estão alinhadas com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, que visa estruturar o Complexo Econômico Industrial da Saúde.

A missão 2 da Nova Política Industrial do Brasil é tornar o Complexo Econômico Industrial da Saúde mais resiliente, reduzindo vulnerabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando o acesso à saúde. A meta é aumentar a produção nacional de medicamentos, vacinas, equipamentos e insumos médicos de 42% para 70%. A Hemobrás tem papel fundamental nesse processo.

Em abril, a Hemobrás inaugurou uma fábrica de medicamentos recombinantes em Goiana (PE), com benefício fiscal da Sudene, que reduz 75% do imposto de renda para novos investimentos. Esse benefício foi confirmado na semana passada e a Hemobrás investirá R$ 1,9 bilhão na nova fábrica.

Ana Paula Menezes afirmou que a empresa pretende solicitar mais incentivos fiscais no próximo ano, o que permitirá maiores investimentos.