Por:

Festival Ceará Sem Fome celebra culinária popular

O 1º Festival Ceará Sem Fome será realizado no dia 15 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Organizado pelo governo do Ceará, o evento é gratuito e visa valorizar a culinária popular associada às refeições distribuídas pelo programa Ceará Sem Fome, que completa um ano de atividades.

O festival destaca a importância da alimentação saudável e o reconhecimento dos homens e mulheres que trabalham nas mais de 1.000 cozinhas do Ceará Sem Fome, presentes em todo o estado. Diariamente, o programa distribui mais de 100 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre os convidados confirmados estão o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a primeira-dama, Lia de Freitas; a culinarista e apresentadora Bela Gil, e a empreendedora social Regina Tchely, fundadora do Projeto Favela Orgânica. A expectativa é de um público de aproximadamente 5 mil pessoas.

A primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, destacou a importância do evento.

"O festival mostrará a relevância das cozinheiras e de todos que fazem o Ceará Sem Fome acontecer em mais de mil cozinhas nos 184 municípios do estado. Será um momento para demonstrar a qualidade dos alimentos oferecidos às pessoas que mais precisam", afirmou.

O festival contará com diversas atrações, incluindo estandes de Padaria e Cozinha Show, onde serão realizadas aulas-show com receitas e dicas culinárias, além da preparação artesanal de pães. Haverá também estandes da Agricultura Familiar, um dos pilares do programa; dos Parceiros do Pacto por um Ceará Sem Fome; e da Cozinha em Movimento, onde serão oferecidas degustações do cardápio do programa.

A primeira-dama ressaltou a criatividade na preparação dos pratos e as iniciativas de aproveitamento integral dos alimentos. "As pessoas poderão apreciar a criatividade dos pratos e conhecer as iniciativas de cozinheiros e cozinheiras que combatem o desperdício de alimentos nas cozinhas. O governador Elmano trouxe essa ideia, e uma equipe dedicada tem trabalhado muito para realizá-la", revelou.

Para selecionar as cozinheiras protagonistas do festival, o programa estabeleceu critérios avaliados de forma imparcial por cada Unidade Gerenciadora. Os critérios incluíram sabor e tempero dos alimentos preparados, aproveitamento integral dos ingredientes e combate ao desperdício, além de inovação e qualidade.

Amar e cozinhar

Uma das selecionadas foi Josenilda de Morais, que atua na Cozinha Ceará Sem Fome em funcionamento na entidade Mulheres Empreendedoras do Pirambu, em Fortaleza. Quem chega à unidade, durante a preparação diária das refeições, já se depara com o cheiro da comida. Durante a preparação diária das refeições, Josenilda comentou sobre suas expectativas para o festival.

"No festival, vamos mostrar que os cearenses sabem cozinhar, que os cearenses sabem valorizar a sua cultura, a sua comida e a sua sustância. Aqui, é a comida do Pirambu para o mundo, né?", finalizou com empolgação.