Por:

RN comemora relação com a China

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a cônsul-geral chinesa, Lan Heping, se encontraram em Natal para marcar o marco diplomático entre Brasil e China. O evento foi marcado pela instalação de um totem no Centro Administrativo do Estado, homenageando a amizade entre as nações.

Fátima, que também preside o Consórcio Nordeste, disse que a reunião teve o objetivo de fortalecer a parceria do país asiático com o Rio Grande do Norte. Ela ressaltou as relações comerciais e diplomáticas com a China, principalmente nas áreas de energias renováveis, agricultura familiar e mineração.

"Esperamos fortalecer as parcerias com empresas chinesas. Nós comemoramos este ciclo de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte, para o Nordeste e para o Brasil, desenvolvendo a indústria, gerando empregos e trazendo bem-estar e dignidade para o nosso povo. Reafirmamos nosso apreço pelo povo chinês e esperamos que possamos prosperar cada vez mais nessas relações de amizade e cooperação com a China", disse a governadora.

O totem inaugurado nesta segunda-feira foi custeado pela empresa chinesa CPFL/State Grid. A companhia é pioneira nos investimentos em energias renováveis no Rio Grande do Norte.

Segundo a cônsul-geral da China, Lan Heping, cujo escritório fica em Recife (PE), as conversas desta segunda-feira reforçaram a parceria da China com o Governo do Rio Grande do Norte. O Consulado-Geral em Recife tem jurisdição na região Nordeste.

"O Rio Grande do Norte é um dos líderes na cooperação brasileira com a China. Vamos trabalhar para gerar cada vez mais relações estratégicas. Acredito que, nos próximos 50 anos, teremos uma parceria ainda maior com o Rio Grande do Norte", comentou a diplomata.