Por:

Educação ambiental é tema de 106 projetos em Sergipe

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc) destacou a importância das ações pedagógicas voltadas para a proteção e preservação ambiental nas escolas da rede pública estadual. Em 2024, 106 projetos de Educação Ambiental estão em andamento em diversas escolas do estado, de acordo com a Coordenação de Educação do Campo e Diversidade (Cecad), vinculada ao Departamento de Educação (DED).

A celebração deste ano coincide com o 25º aniversário da lei que institui a Política Nacional de Meio Ambiente. A Lei nº 9795/1999 define a educação ambiental como processos educativos que visam construir valores e conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente.

Nesse sentido, enfatiza a técnica pedagógica do Cecad, Karoline Ketilin Moura Souza, que as unidades escolares da rede estadual têm desenvolvido práticas pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental. "Tais projetos curriculares são vitais quando enfrentamos uma preocupante intensificação da tripla crise planetária: a crise das mudanças climáticas, a crise da natureza e da perda de biodiversidade e a crise da poluição e dos resíduos".

No Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, em Aracaju (DEA), a educação ambiental é uma prática constante. De projetos interdisciplinares à feira de ciências, tudo tem uma pegada sustentável. Proposto pelos professores Breno Menezes Ferreira, Delmira Santos da Conceição Silva e Elvira Suzi Garção para ser executado durante o ano letivo de 2024, o projeto 'Educação para a Sustentabilidade' tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para as questões referentes ao cuidado e à preservação do mundo em que vivemos.

"Nossos alunos têm contato com atividades teóricas que possibilitam a sustentação do conhecimento científico e as vivências práticas, que permitem a compreensão integral dos fenômenos que compõem a temática da Educação Ambiental", comenta a diretora, Maria Janaína Marques.

Além de projetos contínuos, escolas estaduais realizam visitas pedagógicas. Em 18 de maio, 80 alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Deputado Joaldo Vieira Barbosa, em Salgado, participaram de uma atividade interdisciplinar explorando a biodiversidade e aspectos culturais do rio Sergipe. Guiados por profissionais, os estudantes visitaram locais como o Museu da Gente Sergipana e o Memorial Zé Peixe, recebendo aulas sobre a biodiversidade local e práticas de preservação ambiental.