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Sergipe avança na correção de distorção idade-série

Sergipe apresentou bons resultados na redução da distorção idade-série durante o Seminário Nacional 'Trajetórias de Sucesso Escolar', realizado pelo Unicef e Instituto Claro em São Paulo. Entre os sete estados brasileiros acompanhados pelo Unicef, Sergipe se destacou pela maior correção da distorção idade-série entre alunos do ensino fundamental nos anos finais. Em 2019, o estado teve uma distorção de 46,1%, reduzida para 27,2% em 2023, uma queda de 18,9 pontos percentuais.

O Programa Sergipe na Idade Certa (ProSic) foi o principal responsável por esse avanço. O coordenador do ProSic, professor Everton Pereira, destacou que o programa já atendeu 45 mil alunos, enfatizando que o aumento da enturmação dos estudantes contribui diretamente para a redução da distorção idade-série. Ele também apontou a importância da colaboração com os municípios, onde começam as distorções, como um fator essencial para o sucesso do programa.

Em 2023, os números do ProSic aumentaram de 168 escolas atendidas para 174 escolas da rede, beneficiando 465 turmas divididas em ensinos fundamental e médio; ou seja, são mais 12.900 alunos que participam das estratégias que garantem os avanços na aprendizagem de forma mais equitativa e adequada à idade.

Metodologia

Calcula-se a distorção com base nos dados do indicador do EducaCenso - plataforma institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que compreende por distorção idade/série a situação em que o estudante se encontra com dois anos ou mais de atraso escolar.

Com mais turmas abertas e alunos enturmados no ProSIC, além da ampliação do regime de colaboração com os municípios, a previsão é de que os dados continuem em queda positiva.

Em 2023, os números do ProSic aumentaram de 168 escolas atendidas para 174 escolas da rede, beneficiando 465 turmas divididas em ensinos fundamental e médio; ou seja, são mais 12.900 alunos que participam das estratégias que garantem os avanços na aprendizagem de forma mais equitativa e adequada à idade.

A Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, em Aracaju, é uma das unidades de ensino da rede estadual que recepciona o programa e observa resultados positivos com uma metodologia voltada a ensinar de forma mais individualizada e com turmas destinadas aos alunos do programa.

"A gente tem três turmas do Fundamental do ProSic 1, 2 e 3. O destaque nosso é que temos o reforço de letramento e numeramento e conseguimos resgatar os alunos que estavam à margem do aprendizado por algum motivo, até mesmo, por vezes, familiar ou social. Quando eles chegam à escola no ensino regular, não conseguem acompanhar e temos de fazer um trabalho diferenciado", explica a diretora Márcia Candia.

O coordenador da escola, Agnaldo Júnior, e a professora Elaysa Ferreira Lima estiveram no seminário em São Paulo acompanhados do aluno Ygor Batista Paschoal. Para Elaysa, o primeiro avanço do programa estadual de Sergipe é fazer o resgate do aluno para que ele se identifique com a escola e os estudos. "Muitos deles não se enquadravam nas turmas do ensino regular; muitos têm dificuldades com leituras, e aumentando a autoestima faz com que eles vejam a escola com outros olhos. Faz toda a diferença", destaca.