Por:

Projetos promovem apoio a socioeducandos

Na busca pela capacitação profissional e o desenvolvimento da consciência cidadã, a Fundação Renascer implementa uma série de projetos socioeducativos em suas unidades. Dentre eles, destacam-se o Reciclatec, CultivaMente, Musicalização, além do Programa Jovem Aprendiz.

O Programa Jovem Aprendiz oferece cursos profissionalizantes e estágios remunerados em parceria com o Senac, Ministério Público de Sergipe (MP/SE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), proporcionando aos adolescentes uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

O Reciclatec, por sua vez, proporciona oficinas de informática, manutenção de microcomputadores, educação ambiental, alfabetização, letramento e ética, visando a inserção profissional dos jovens. Em parceria com o MP/SE, MPT e a Biblioteca Epiphanio Dória, o projeto tem promovido um ambiente propício ao aprendizado.

A pedagoga Barbará Bais, da Comunidade de Ação Socioeducativa São Francisco de Assis (CASE II), destaca a importância da oficina de letramento, ampliando a compreensão do mundo pelos jovens. "O projeto envolve não só a abordagem literária, mas também questões socioambientais e de sustentabilidade", afirma.

Depoimentos evidenciam os benefícios dessas iniciativas. Um socioeducando de 16 anos, participante do Reciclatec, relata o aprendizado em informática, destacando a aplicabilidade imediata no mercado de trabalho. Outro adolescente, aos 17 anos, conta sobre sua experiência no Cultivando Hortas, em parceria com a Emdagro, aprendendo a cultivar diversas plantas e hortaliças.

A assistente social Rita de Cássia ressalta que os adolescentes, no Reciclatec, adquirem noções básicas de computação e manutenção, além de oportunidades educativas através de parcerias com instituições ambientais, como a Secretaria do Meio Ambiente, proporcionando novas vivências.