Por:

Estudantes da rede pública cobrem reunião do G20

Estudantes da rede pública estadual de ensino estão participando ativamente da cobertura jornalística da reunião do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional (IFA) do G20, em Fortaleza. Treze alunos atuam como repórteres, cinegrafistas e produtores durante o evento, que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, iniciando em 10 de junho e encerrando em 12 de junho.

No primeiro dia, os estudantes entrevistaram o governador Elmano de Freitas, o subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas, e a chefe-adjunta do Departamento de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Cyntia Azevedo. Também realizaram uma entrevista exclusiva com o pesquisador Jéser Abílio, sobre o evento paralelo "African Led Debate", inédito no G20.

Os participantes são alunos dos cursos técnicos em Audiovisual, Multimídia e Eventos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, Jaime Alencar e Mário Alencar, além de estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco e do Centro Cearense de Idiomas (CCI) - unidades Sul e Kennedy.

Kauane Horn Sopchaki, uma das repórteres, descreveu a experiência como enriquecedora e uma oportunidade para aplicar o conhecimento teórico em prática. "Aprendi muito sobre o G20, questões políticas e econômicas. Os jovens têm que estar antenados e perceber como isso influencia em suas vidas e no país".

A participação dos estudantes atende ao convite da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR), com o objetivo de tornar o G20 acessível aos alunos e popularizar os diálogos sobre o evento. Também faz do projeto da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para promover práticas de educomunicação e educação midiática nas escolas públicas.

Antes do evento, os alunos participaram de reuniões preparatórias com a equipe de comunicação da Seduc e o coordenador de comunicação da Secom-PR, Carlos Alberto Junior, para aprender sobre a história do G20 e a cobertura jornalística em eventos desse porte.

"Eu tive muito aprendizado nesses dias. Comecei a estudar e acho que é muito importante a gente estar ligado em todas essas questões políticas e financeiras. É importante que essa iniciativa se espalhe por mais escolas como a nossa", afirmou Hélio Vicenzo, um dos participantes.

"Para quem nunca viveu isso, foi literalmente uma oportunidade única", completou a estudante, Anna Luine Bandeira.