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A Inteligência Artificial começa a alicerçar a construção civil

Por Michel Sentinelo*

Já é de conhecimento geral que a Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma ferramenta revolucionária, e seus impactos já podem ser sentidos no setor da construção civil. E não há elemento da cadeia produtiva que deve ficar de fora dessas mudanças, do relacionamento com os clientes aos canteiros de obras, também com grandes efeitos no setor imobiliário.

A expectativa é que as ferramentas de IA ajudem a dinamizar e dar tração à recuperação do setor, que fechou o ano de 2023 com números abaixo do esperado. A expectativa da Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC) é que o setor cresça 2,9% em 2024, um ano eleitoral — em geral marcado por aquecimento no setor de obras públicas e infraestrutura. A aposta do governo federal nos programas Minha Casa, Minha Vida e PAC - Programa de Aceleração do Crescimento também aponta nessa direção.

Uma área que pode se beneficiar muito desses avanços é a da gestão dos pontos de venda, os chamados PDVs. Programas de IA podem ajudar as empresas a venderem mais e melhor os seus empreendimentos, já que conseguem analisar uma grande quantidade de dados, inclusive em tempo real. São os sistemas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Na outra ponta do negócio, a IA também traz uma série de possibilidades para os clientes e usuários. Já pensou, por exemplo, estar fazendo compras em uma loja de material de construção, chegar no check out e ganhar um desconto surpresa para ser usado imediatamente? A automatização de tarefas complexas permite que haja esse nível de customização de serviços.

Portanto, não há exagero nenhum em dizer que, no que diz respeito aos caminhos abertos pelas tecnologias de IA, o céu é o limite. As marcas podem melhorar os serviços pós-venda e analisar hábitos e interesses dos consumidores com base no comportamento nas lojas — informações que as próprias empresas já têm em mãos. Com isso, é possível gerar maior engajamento e fidelização dos clientes, o que tem um valor inestimável em meio à acirrada concorrência do setor nos dias atuais. Mais que o futuro, a IA é o presente.

*Gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química, é especialista em Propaganda e Marketing pela ESPM.