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Piauí anuncia investimentos de R$ 20 milhões no turismo

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta terça-feira (11) um investimento de R$ 20 milhões no setor de turismo do estado nos próximos dois anos. O anúncio foi feito durante o lançamento do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Estado, evento realizado no Palácio de Karnak, com a presença do secretário de Turismo, José Neto Monteiro, e das consultoras Marta Poggi e Gleice Guerra, que supervisionaram a elaboração do plano.

O Plano Estratégico de Marketing Turístico tem como objetivo promover de forma abrangente as diversas regiões turísticas do Piauí. O documento detalha estratégias que incluem a consolidação do acesso aéreo e rodoviário, a valorização do artesanato local e a promoção de atrativos singulares. A análise diagnóstica do plano identificou oportunidades significativas, como a presença de aeroportos e atrativos únicos, além de programas federais que podem ser aproveitados.

Fonteles ressaltou que os investimentos no turismo são tanto diretos quanto indiretos. "Só na promoção turística, estamos falando em cerca de R$ 20 milhões nesses próximos dois anos, mas o investimento no setor do turismo vai ultrapassar R$ 300 milhões nos próximos anos, quando eu contabilizar a parte de infraestrutura, a parte de qualificação que já tínhamos colocado no ano passado no plano completo da nossa gestão para o setor do turismo. Inclusive, teremos um emprego, uma operação de crédito da agência francesa de desenvolvimento de US$ 50 milhões de dólares", aponta.

O presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-PI), Jorge Leite enfatizou a importância da divulgação do Piauí em larga escala para atrair mais visitantes. "Quem não é visto não é lembrado e o que não é conhecido não é visitado. Teresina tem essa vantagem de ser um destino surpresa. As pessoas, às vezes, vêm para a capital piauiense e se impressionam com o que veem, porque não têm conhecimento. Eles acham uma coisa diferente, quando chegam aqui eles se apaixonam", afirma.

As macroestratégias do plano incluem o fortalecimento da presença digital do Piauí, o apoio a agências e operadoras de turismo, e a promoção de um turismo sustentável que destaque as belezas naturais, a riqueza cultural e a singularidade do artesanato local. As ações de marketing serão direcionadas a diversos públicos, com foco principal nos polos Costa do Delta, Origens e Teresina.

O plano de ação contempla 33 programas e 70 projetos que visam fortalecer a governança, qualificar o trade turístico e desenvolver novos produtos turísticos.