Por:

Piauí foca em emprego e desenvolvimento

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou nesta sexta-feira (14) do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Enaop 2024), realizado no Sesc Praia em Luís Correia. Durante a sua palestra, intitulada "Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí (DDLPI)", Fonteles destacou as três principais metas do seu governo: choque educacional e tecnológico, estabilidade duradoura (institucional e fiscal) e abertura econômica com participação do Estado.

"Esta é a visão de longo prazo que temos para o desenvolvimento do Piauí", afirmou o governador. "Ela passa pelo aproveitamento do potencial do nosso estado, o que envolverá, claro, infraestrutura e obras logísticas, que são extremamente importantes. E é muito necessário que essa discussão ocorra aqui", completou.

Fonteles ressaltou que o verdadeiro desenvolvimento do estado está atrelado à industrialização e à agregação de valor para a produção agropecuária. Para isso, o governador destacou a importância da logística, com destaque para o intermodal do Vale do Parnaíba, que permitirá ao Piauí realizar exportações. Energias renováveis, indústria de produtos verdes, mineração e indústria de produtos minerais também foram mencionados como áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado.

O evento, que teve como tema central o "Planejamento de Infraestrutura", contou com a presença de autoridades de todo o país. Adriana Portugal, presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), agradeceu a presença do governador e elogiou a sua palestra. "É uma honra muito grande contar com o apoio do Estado do Piauí e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI)", disse. "A palestra do governador foi extremamente adequada porque passamos este tempo falando de como fazer obras e beneficiar a sociedade", completou a auditora.