Por:

Pesquisa analisa sistema prisional de AL

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, está analisando as ações desenvolvidas no sistema prisional de Alagoas. A investigação é liderada pelo doutorando Daniel Rincón Machón, que está focado nas medidas de ressocialização implementadas no estado.

Daniel Rincón Machón e o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, realizaram um encontro na sede da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Durante a reunião, Rincón teve acesso a informações sobre as políticas aplicadas nas unidades prisionais de Alagoas, que incluem disciplina, atividades de ressocialização, reinserção social e segurança para reeducandos e servidores.

O encontro foi intermediado pelo advogado Roberto Moura, membro consultivo da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). A reunião visou fornecer subsídios para a pesquisa da Universidade de Cambridge.

Rincón destacou que seu interesse pelo sistema prisional alagoano surgiu principalmente através dos relatórios de Direitos Humanos da OAB. "Achei que era importante para tirar alguns dados para minha pesquisa. Gostei de ver como os reeducandos estão implicados em processo de readaptação. É importante ter esse tipo de conversa aberta entre pesquisadores, pessoal dos Direitos Humanos e o Estado".

Além de conhecer a sede da Seris, Rincón visitou a estrutura das unidades prisionais para observar de perto as condições e as iniciativas de ressocialização.

O advogado Roberto Moura sublinhou que a visita de Rincón é uma oportunidade para acompanhar de perto o serviço prestado pela Seris e verificar as informações contidas nos relatórios da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.