Por:

Fábrica em Sergipe é destaque global

A indústria de cerâmica Serra Azul, situada no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, tem se destacado como a maior e mais produtiva unidade do grupo Carmelo Fior no Brasil. Desde sua instalação em 2011, a fábrica tem contribuído significativamente para a produção do grupo, alcançando 3 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos por mês. O desempenho é favorecido pelos incentivos fiscais e locacionais do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

O Brasil é o terceiro maior produtor e o sexto maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 países. O grupo Carmelo Fior, com a unidade em Sergipe, é o sexto maior produtor global de pisos e revestimentos e o principal exportador do Brasil, conforme o Ranking Top 25 da revista Ceramic World Review de 2022. A Serra Azul, em Sergipe, é a unidade mais produtiva do grupo, gerando 3 milhões de metros quadrados mensais, parte de uma produção nacional de 8 milhões de metros quadrados.

O gerente industrial da Serra Azul, Wolber Francato, afirma que a empresa é uma das maiores consumidoras de gás natural do estado, graças aos incentivos fiscais que reduzem o ICMS para uso industrial. O Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), gerido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), beneficia 430 empresas e gera mais de 30 mil empregos.

A Cerâmica Serra Azul, com cerca de 400 empregos diretos, exemplifica os benefícios do PSDI. Paulo Lacerda, gerente de produção, relatou sua trajetória de 17 anos no setor, destacando a evolução contínua da empresa. Antônio Agnus, procurador da Serra Azul, enfatizou a importância dos incentivos do PSDI para a instalação e crescimento de empresas em Sergipe.