No Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, localizado em Nossa Senhora do Socorro, alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Automação Industrial foram desafiados a aplicar seus conhecimentos na criação de instrumentos de medida em escala ampliada. O projeto, denominado "Ampliando Horizontes na Educação Técnica", foi desenvolvido pelos professores Marcos Oliveira e Jéssica Cravo, e visa construir material de apoio em grande escala, incluindo ilustrações ampliadas para aulas práticas e uma régua em Braille.
A iniciativa, parte da disciplina de Metrologia Industrial, une conhecimentos de matemática, física e geografia, permitindo a produção de instrumentos gigantes como régua, paquímetro e medidor de nível. Com dimensões superiores aos modelos convencionais, os recursos visuais proporcionados por esses instrumentos ajudam a ilustrar conceitos abstratos para os estudantes.
Os aprendizados na disciplina de Metrologia Industrial fornecem a base teórica e prática necessária para a criação dos instrumentos. Os alunos também são incentivados a utilizar materiais recicláveis na confecção dos itens, promovendo a sustentabilidade e reduzindo o descarte de resíduos.
A professora Jéssica Cravo, doutora em Educação Matemática e Tecnológica, destacou que o plano interdisciplinar do projeto é um impulsionador do aprendizado. Segundo ela, a combinação entre teoria e prática das grandezas e medidas amplia o desenvolvimento cognitivo dos alunos, multiplicando suas competências e incentivando a busca constante pelo conhecimento.
O professor de Automação Industrial, Marcos Oliveira, enfatizou o papel dos alunos como protagonistas do próprio aprendizado. Ele explicou que o projeto incentiva os estudantes a explorar, questionar e colaborar, assumindo a responsabilidade pelo processo de criação e aprendizado. A iniciativa destaca a importância da medição para garantir a qualidade e eficiência dos equipamentos, evitando perdas e alcançando resultados precisos.
Dentro do projeto, as alunas Evely Victória, Jullya Luise e Evely Gabriele desenvolveram um paquímetro gigante, utilizando materiais recicláveis e ampliando sua escala para facilitar a visualização. A equipe se dividiu entre as etapas de montagem e alinhamento, resultando em um paquímetro preciso, apto para medir peças e outros objetos.
A aluna Lorenna Xavier explicou que professores e alunos tiveram a ideia de criar uma régua em Braille para facilitar o aprendizado de matemática por pessoas com deficiência visual. Através do toque, os alunos podem identificar os números e realizar medições de forma autônoma. A régua traz a inscrição "metrologia é inclusão", reforçando a importância da inclusão e acessibilidade no processo educacional, com apoio da escola.
A construção de um medidor de nível gigante também proporcionou uma experiência enriquecedora para os alunos. Segundo a aluna Yanni Lírio, a integração de conceitos de trigonometria e geometria plana foi essencial para medir com precisão os ângulos e a superfície do objeto, garantindo a nivelação correta.