Por:

Estudantes investigam crescimento urbano

Alunos do Curso de Geografia, Polo Barreirinhas, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participaram de um estudo de campo para investigar o processo de urbanização em Barreirinhas. Sob orientação do professor Fábio José da Silva Nascimento, na disciplina de Geografia Urbana, os estudantes visitaram locais-chave como o povoado Santa Cruz, o Aeroporto e o Centro de Conversão, onde puderam observar de perto o desenvolvimento urbano da região.

O professor destacou a importância da experiência prática para compreender as transformações na cidade."Barreirinhas é um ponto turístico crucial com desafios como congestionamentos e impactos ambientais decorrentes do crescimento desordenado."

Para os alunos, como Carla Cristhian Ribeiro Silva, a atividade foi esclarecedora."Aprendemos muito sobre as mudanças na paisagem urbana e como o turismo influenciou Barreirinhas." Renata Santos Mendes acrescentou que a visita proporcionou uma compreensão mais profunda da urbanização local: "Foi fundamental para entendermos as dinâmicas de crescimento da cidade."

A acadêmica Andrea Marinho Reis Rocha, destacou que a aula foi uma experiência extremamente importante e enriquecedora para a turma.

"Durante a visita, tivemos a oportunidade de observar e analisar diretamente as dinâmicas urbanas da cidade, relacionando os conceitos teóricos discutidos em sala de aula com a realidade prática. Essas visitas permitiram uma compreensão mais profunda sobre temas como urbanização, saneamento básico, mobilidade urbana e sustentabilidade. Então, essa experiência prática foi fundamental para complementar nosso aprendizado teórico, proporcionando uma visão mais crítica e integrada da Geografia Urbana", frisou.