Por:

Sergipe cria carreira para assistência social

Nesta terça-feira (25), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, autorizou o envio de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para instituir o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores civis do Sistema Único de Assistência Social (Suas/SE). O ato ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), com a presença da secretária Érica Mitidieri e da secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes. Após aprovação na Alese, o projeto seguirá para sanção do governador.

Segundo Mitidieri, este é um marco para a assistência social em Sergipe, que até então carecia de uma estrutura de carreira formalizada. Ele destacou que, além da lei do Suas, a iniciativa conta com a criação de um plano abrangente para cargos como agrônomo, nutricionista, assistente social e tradutor de Libras. O próximo passo será a realização de um concurso público, completando assim a valorização e estruturação da área.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, expressou a importância da valorização para a carreira dos profissionais do Suas. "Estou muito feliz, muito emocionada, porque nunca tivemos isso antes, e agora estamos iniciando esse novo passo no fortalecimento do Suas e da assistência de toda a rede que acompanha a assistência social", pontuou.

De acordo com a secretária da Administração, Lucivanda Nunes, o projeto representa mais um avanço significativo para a administração pública. "É um plano de carreira completo, que não tem ainda nacionalmente, já que vai abrigar os profissionais da segurança alimentar, dos direitos humanos. Normalmente só são assistentes sociais e psicólogos. Nesse caso, o plano de cargos inclui agrônomos, tradutores de libras, pedagogos, entre outros, para dar cobertura em todas as áreas de atuação", considerou.