Por:

Pecém e Porto de Sines assinam memorando

Na última sexta-feira (28), o Complexo do Pecém e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) firmaram um Memorando de Entendimento em Portugal. O objetivo do acordo é promover a cooperação entre as duas entidades, focando especialmente no desenvolvimento de corredores logísticos sustentáveis. A iniciativa visa também atrair investimentos estruturantes, com ênfase em setores como agronegócio, combustíveis sintéticos e hidrogênio verde.

O Memorando faz parte da estratégia europeia Global Gateway, lançada em dezembro de 2021. Esta iniciativa tem como meta promover conexões inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, energético e de transporte, alinhada com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas e o Acordo de Paris. A Global Gateway planeja investir até 2027 cerca de 300 mil milhões de euros em cinco pilares estratégicos, incluindo clima e energia, transporte e pesquisa.

"Há muito trabalho pela frente, mas essa aliança com Sines fortalecerá nossa estratégia de integração com a União Europeia", destacou Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém. Ele enfatizou o potencial de acesso ampliado aos mercados europeus e financiamentos do Global Gateway para iniciativas como o Hub de Hidrogênio Verde e a Transnordestina.

O presidente da APS, José Luis Cacho reforçou a importância dessas parcerias. "Estratégicas como esta trazem vantagens competitivas para o Porto de Sines e para Portugal, promovendo o comércio do Brasil para a Europa".

A cerimônia de assinatura contou também com a presença de António Vicente, representante da Comissão Europeia em Lisboa, que enfatizou a importância da conectividade internacional, especialmente em cadeias alimentares, para fortalecer a autonomia estratégica da União Europeia.